terça-feira, 7 de junho de 2011

Você Tem Sede de Deus? - ( parte 2/3) por Don Whitney

Parte 2 – A Bênção da Sede Espiritual

"Bem-aventurados todos os que nele esperam" (ou "os que por ele anseiam", no original), declarou o profeta Isaías (Is 30.18). "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça", reiterou Jesus (Mt 5.6). Um intenso desejo pelo Senhor e pela sua justiça é uma bênção. Como assim?

1. Deus inicia a sede espiritual

A razão de alguém ter sede por Deus é que o Espírito Santo está agindo dentro dele. Se você é um cristão, duas pessoas vivem no seu corpo: você e o Espírito Santo. Como o apóstolo Paulo explicou: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Co 6.19). E o Espírito Santo não está passivo no seu interior.

Por exemplo, assim como você pode escolher pensamentos para colocar na sua mente, ele também pode – e de fato coloca. Você pode decidir que vai pensar por alguns instantes sobre o que deve fazer esta noite; da mesma forma, ele pode plantar pensamentos sobre Deus e as coisas de Deus. Esta ação faz parte do processo que ele usa para levar um cristão a se "inclinar para o Espírito" (Rm 8.5).

Outra parte da ação dele é levar você a ter sede de Deus e anseios (como "Aba, Pai", ver Romanos 8.15), assim como outros sinais de vitalidade espiritual.

Charles Spurgeon, o singular pregador batista britânico do século XIX, descreveu assim a bênção da sede:

Quando alguém suspira por Deus, é fruto de uma vida secreta no seu interior: ele não suspiraria muito tempo por Deus por sua própria natureza. Ninguém tem sede por Deus enquanto ainda estiver no seu estado carnal (ou seja, não convertido). A pessoa não regenerada suspira por qualquer coisa antes de suspirar por Deus. É prova da natureza renovada ter um anseio por Deus; é uma obra de graça na sua alma e você deve ser profundamente agradecido por isso.

2. Deus coloca sede espiritual a fim de poder saciá-la

Deus não acende o fogo do desejo por ele a fim de nos frustrar ou para zombar de nós. Ele mesmo declarou: "Não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão" (Is 45.19). O que se aplica à linhagem natural de Jacó (Israel) é válido também para seus descendentes espirituais – aqueles que crêem no Messias de Israel, Jesus.

Deus gera sede no homem por ele a fim de poder saciá-la com sua própria vida. "Pois dessedentou a alma sequiosa" é a promessa de Salmo 107.9, "e fartou de bens a alma faminta". Jesus garante que são "bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porqueserão fartos" (Mt 5.6, ênfase acrescentada).

Jonathan Edwards argumentava que, de acordo com as Escrituras, "os tementes a Deus são destinados a experimentar felicidade inconcebível e além do conhecimento humano". E acrescentava: "Sem dúvida, Deus alcançará seu objetivo em gloriosa perfeição". Se Deus, de fato, nos criou para fruirmos de inimaginável plenitude de alegria, e plantou em nós o anseio para a alcançarmos, então certamente também "fez o homem capaz de experimentar este imensurável e sublime êxtase espiritual... Deduzimos que o homem foi designado para uma maravilhosa bem-aventurança, já que Deus o criou com anseios e desejos que não podem ser satisfeitos com nada menos que uma felicidade muito grande... Um desejo que não pudesse ser satisfeito seria um eterno tormento."

Edwards defendia, obviamente, que estes "anseios e desejos" eram evidências de sede por Deus, um anseio que só pode ser completa e finalmente saciado no desfrutar eterno e ilimitado de comunhão face a face com o próprio Senhor na vida celestial.

Ao contemplar sua glória, os regenerados testificarão que estão abundantemente saciados com a plenitude da casa do Senhor e que da "torrente das suas delícias" ele lhes dá de beber (Sl 36.8).

Você tem sede de Deus? Sede é uma parte do plano de Deus que nos conduz em direção ao seu magnífico e inconcebível alvo eterno!

Extraído da Revista Impacto

http://www.revistaimpacto.com.br/

Um comentário:

  1. " Assim como a corça anseia por água.. dessa forma anseio por Ti Senhor,tenho sede de Ti,de sentir a tua presença,de buscar a tua face,de levar a tua palavra,de ter intimidade com o Teu Espírito Santo..."

    Shalom
    http://nairmorbeck.blogspot.com/

    ResponderExcluir